terça-feira, 18 de outubro de 2011

Beckenbauer luta para simplificar lei do impedimento


Ex-zagueiro alemão pretende tornar a regra menos interpretativa e mais objetiva, aplicando a regra apenas quando o jogador toca na bola


Foto: AP Ampliar
Beckenbauer quer o impedimento mais objetivo

O ex-jogador e atual membro do comitê executivo da Fifa Franz Beckenbauer revelou nesta terça-feira que está sugerindo uma mudança na regra do futebol. O alemão quer tornar a lei do impedimento mais simples e, como membro do painel da entidade máxima do futebol mundial, colocará o tema em discussão na reunião que acontecerá na próxima semana.


Fifa isenta 109 casos de doping no mundial sub-17

"Já coloquei na pauta. Todos os membros da comissão deveriam pensar nisso, para que possamos discutir", declarou Beckenbauer, em entrevista ao jornal Bild. "O impedimento se tornou muito complicado. Não precisamos voltar à 'idade das pedras' do futebol para decidir uma simples interpretação. O árbitro deveria, por exemplo, anular um gol somente quando o goleiro é claramente atrapalhado pelo jogador em posição ilegal", completou.

A lei do impedimento aponta que deve ser marcada irregularidade quando o jogador em posição ilegal participa da jogada, seja tocando na bola ou atrapalhando o adversário. Para Beckenbauer, no entanto, a regra deveria ser menos interpretativa e o lance só deveria ser paralisado quando o adversário fosse claramente prejudicado pelo jogador em posição ilegal, no caso, se ele tocasse na bola.

A sugestão do ex-jogador será decidida durante os encontros do painel da Fifa, cujos dirigentes estão reunidos nesta semana para discutir questões do futebol, entre elas, a realização da Copa do Mundo de 2014. Outra mudança proposta por ele é a não expulsão de um jogador que impedir uma oportunidade clara de gol com falta dentro da área. "Se é uma falta inofensiva, um pênalti e um cartão amarelo são suficientes. Vermelho, só em falta brutal. Os árbitros deveriam poder ter a liberdade de escolha", argumentou.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário