
A MELHOR BOLA DO MUNDO NA COPA
Segundo a Fifa, será a bola mais precisa de todas as copas. Em 3D, ela é capaz de driblar o vento. Comentam os fabricantes. Aguardemos para vê.
Depois do sorteio que definiram os oito grupos da Copa do Mundo de 2010, realizado nesta sexta-feira, o Real Madrid reuniu sete jogadores de diferentes nacionalidades para analisarem o enquadramento do Mundial da África do Sul. Adversários logo na primeira fase e amigos no Santiago Bernabéu, o brasileiro Kaká e o português Cristiano Ronaldo enfatizaram a dificuldade na chave G, onde terão ao lado Costa do Marfim e Coreia do Norte.
"Acredito que fazemos parte do grupo mais difícil da Copa do Mundo. Há outros grupos difíceis, mas o nosso é o 'Grupo da Morte'. Isso tem um lado bom, porque teremos que começar o Mundial muito mais concentrados. Precisamos resgatar o bom jogo em 2010, para apagar a má imagem que deixamos em 2006", afirmou Kaká, em entrevista coletiva concedida no Real Madrid.
Amigo de Kaká no clube espanhol, o astro Cristiano Ronaldo brincou com a dificuldade portuguesa no grupo G. "Ficamos em um grupo muito complicado. Será difícil, mas estou contente de enfrentar meus amigos e companheiros. Entretanto, não temos que lamentar."
Ronaldo afirmou que a seleção lusa deverá ter o melhor desempenho para conquistar um lugar na segunda fase. "Futebol sempre é complicado. Teremos que atuar muito bem. O Brasil é o mais forte, mas a Costa do Marfim também tem um grande time. Para passarmos, precisamos estar no melhor momento. Precisamos ganhar o primeiro jogo, será crucial."
Kaká e Cristiano Ronaldo convivem com o dilema de enfrentarem a Espanha nas oitavas de final. Considerada a melhor equipe europeia, a Fúria foi elogiada pelos astros brasileiros e português, respectivamente. Mas, perguntados sobre o possível confronto, os destaques merengues mostraram opiniões diferentes.
"Se passarmos e enfrentarmos a Espanha, ficaria feliz. É uma grande equipe, mas o que me preocupa é a fase de grupos. Caso nós tenhamos pela frente a Espanha, será um bom sinal. Mostraria que passamos de fase", sentenciou Cristiano Ronaldo, mostrando maior confiança do que o companheiro de Real Madrid.
"Espero não encontrar a Espanha nas oitavas e enfrentá-los apenas mais à frente, algo que poderia ocorrer se acabarmos em primeiro do grupo. Mas, teremos uma vantagem, porque o Luís Fabiano conhece muito bem o Casillas e sabe como fazer gol nele", provocou o brasileiro, antes de elogiar o goleiro. "San Iker é um dos melhores do mundo, na seleção ele é fantástico", completou Kaká.
20h08
19h26
19h17
18h51
18h48
18h46
18h26
18h24
17h42
17h33
Artilheiro do Campeonato Brasileiro com 19 gols, ao lado de Diego Tardelli, do Atlético-MG, o 'Imperador' Adriano, do Flamengo, realmente reencontrou a alegria de viver com a camisa do clube da Gávea, onde nasceu para o futebol. E pode 'reinar' na terra dos grandes imperadores da história em breve: Roma.
Depois de despertar o interesse de clubes espanhóis, ingleses e do Milan, Adriano voltou às manchetes de um dos principais jornais esportivos da Europa, o Corriere dello Sport, como forte candidato a assumir uma vaga no ataque da equipe dirigida por Cláudio Ranieri, carente de um homem-gol nesta temporada.
"Dissemos que procuramos um centroavante, mas falo sobre isso com o clube e não nos jornais", despistou o ex-treinador da Juventus, sem confirmar que a lista dos nomes que pretende ver na equipe em 2010 tem, além de Adriano, Luca Toni (brigado no Bayern de Munique), Ruud Van Nistelrooy (sem espaço no Real Madrid), Roman Pavlyuchenko (segundo reserva do ataque do Tottenham), e Nikolas Zigic (no banco do Valencia).
Candidato ao posto de melhor atacante do Nacional e perto de se sagrar campeão brasileiro pelo rubro-negro, o camisa 10 deixou para trás a imagem negativa da época em que se desligou da Internazionale de Milão pela porta dos fundos, rescindindo seu contrato e interrompendo momentaneamente sua carreira.
Sua vida fora dos campos, aliás, é o único detalhe que pode impedir o jogador de se tornar o novo 'Imperador Romano'. Segundo o periódico italiano, os dirigentes da Roma fizeram uma sondagem e pediram referências no Brasil sobre a nova vida de Adriano, preocupados com os problemas na época da Inter.
Como o clube italiano tem problemas financeiros, o craque do Flamengo é considerado boa opção para a Roma. O desejo é acertar um contrato de 18 meses com Adriano, pagando apenas os salários (os direitos pertencem ao próprio jogador) e mantendo o atleta livre para negociar com quem quiser a partir de junho de 2011.
As inscrições para a tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, principal prova de rua da América Latina, já estão encerradas. A disputa, realizada desde 1925 de maneira ininterrupta no último dia do ano, alcançou o número limite de 20 mil competidores.
Após realizarem as inscrições, os atletas garantidos devem retirar o kit e o chip da 85ª edição da São Silvestre. A entrega será realizada no dia 26 de dezembro, das 13h às 19h, nos dias 27, 28 e 29 de dezembro, das 10h às 19h, e no dia 30 de dezembro, das 8h às 17h, no Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro, na Rua Abílio Soares, 1300.
O percurso da edição de 2009 da São Silvestre é o mesmo traçado nas últimas temporadas. Com um total de 15 quilômetros, o trajeto começa em frente ao Masp (Avenida Paulista, 1578) e termina em frente ao prédio que abriga a sede da Fundação Casper Líbero (Avenida Paulista, 900).
Em 2009, os brasileiros lutam para encerrar um pequeno jejum, já que não vencem desde 2006, quando Franck Caldeira faturou entre os homens e Lucélia Peres ganhou entre as mulheres. Desde então, triunfaram os quenianos Robert Cheruiyot (2007), James Kipsang (2008), Alice Timbilili (2007) e a etíope Yimer Wude Ayalew (2008).
A São Silvestre é uma realização da Fundação Cásper Líbero e promoção da Gazeta Esportiva Net e Rede Globo. A prova tem patrocínio da CAIXA, Wizard, Oi e Sedex, com apoio de HCor, Montevérgine, Sabesp, Gatorade e Café 3 Corações, e apoio especial do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de São Paulo. A supervisão é da CBAt, FPA, IAAF e AIMS.
Na última rodada, o clube da Estrela Solitária precisa vencer o Verdão, que ainda sonha com o título, para afastar a possibilidade de rebaixamento para a segunda divisão, já que Fluminense e Coritiba, outros times ameaçados, vão se enfrentar.
"Nós conversamos com os jogadores depois da derrota para o Atlético-PR (por 2 a 0, na última rodada) e eles não quiseram aceitar premiação. Os jogadores disseram que era um compromisso deles com a torcida e com a instituição manter o time na primeira divisão do Campeonato Brasileiro", revelou o vice-presidente de futebol André Silva para a Rádio Brasil.
O dirigente ainda disse que tem plena confiança de que o atual grupo do Botafogo vai manter a equipe na elite do futebol nacional. "É a hora de todo o grupo chamar a responsabilidade para si e manter o Botafogo na primeira divisão. Infelizmente a nossa realidade neste momento é a fuga da Série B", lamentou o cartola.
André Silva lembrou ainda que a diretoria do Botafogo não deve ser apenas criticada pelo que vem acontecendo, pois lembrou as dificuldades que o presidente Maurício Assumpção encontrou em janeiro, quando assumiu o clube.
"Não podemos neste momento falar apenas em erros. O Botafogo também teve muitos acertos. Foi um clube que sempre pagou em dia nesta temporada. Mas sabemos que no futebol se vive de resultados e hoje estamos nesta situação", comparou André Silva.
Perguntado se o Glorioso vai mudar a política financeira para 2010, a fim de montar um time mais competitivo, André Silva respondeu que a ideia é ter uma grande equipe, mas com o orçamento em dia.
"Para 2010 teremos uma receita maior e podemos pensar mais alto. O que acontece é que temos que implantar duas propostas ao mesmo tempo. Temos que tentar montar um time capaz de ser campeão, mas com um orçamento capaz de pagar em dia", ponderou o vice-presidente.