sexta-feira, 24 de junho de 2011

Mundial feminino estreará normativa de verificação de identidade sexual


O novo regulamento pretende, segundo a Fifa, "proteger a dignidade e a intimidade das pessoas"

A Copa do Mundo de futebol feminino, que será disputada a partir deste domingo até o dia 17 de julho, terá a aplicação do regulamento para a verificação da identidade sexual, aprovado recentemente pelo Comitê Executivo da Fifa para todas as suas competições, depois de proposta elaborada pela Comissão de Medicina do organismo. 

A entidade explicou que em suas competições não serão realizados exames de verificação obrigatórios nem rotineiros e que serão as federações e a equipe médica das seleções as responsáveis por certificar a identidade sexual dos atletas antes de inscrevê-los. 

O regulamento que pretende, segundo a Fifa, "proteger a dignidade e a intimidade das pessoas", define os trâmites para a verificação, que serão realizados por um especialista independente sempre que exista uma dúvida que a entidade considere bem fundamentada.

Também ficou determinado na normativa que a solicitação de um exame deve ser fundamentado em razões e provas, e que, caso não haja credibilidade e fundamento, o secretário-geral da Fifa o rejeitará e os responsáveis pelo pedido podem ser punidos.


Birgit Prinz: estrela do time alemão

Incentivo às meninas populariza futebol feminino na Alemanha

A Alemanha tem tudo para abocanhar o terceiro título consecutivo da Copa do Mundo de futebol feminino. Hegemonia das alemãs é resultado de uma estrutura sólida de incentivo ao esporte existente no país.
Aline: trabalhamos para as gerações futuras

Das mazelas ao sucesso, craques semeiam futuro do futebol feminino no Brasil

Jovens e experientes jogadoras derrubam preconceito, incredulidade e falta de apoio para levar o país aos mais altos postos do futebol feminino mundial e pavimentar o caminho para as novas gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário