segunda-feira, 26 de setembro de 2011

SAN MARINO: Um pequeno país e um humilde futebol

Flag of San Marino.svg

 

104 JOGOS 1 VITORIA E UM EMPATE

O começo

A Federação de Futebol de San Marino é uma das federações de futebol mais antigas da Europa, tendo sido fundada em 1931. Mas, salvo algumas edições esporádicas da Copa Titano, a federação existiu no papel até 1988, quando se filiou à FIFA e à UEFA, após dois anos como integrante provisório dos dois órgãos.

A estreia em Eliminatórias

O debut da Sereníssima foi em 1990, contra a Suíça, pelas eliminatórias para a Euro 1992. Os helvéticos venceram facilmente por 4 a 0.

Após outras derrotas (para a Polônia, por apenas 1 a 0, depois 3 a 0 em Bolonha e 7 a 0 em favor da Holanda), o recorde: o desconhecido Davide Gualtieri marcou um gol com apenas oito segundos de jogo, sendo este o gol mais rápido em uma Eliminatória de Copa.
 Pelo ponto conquistado contra a Turquia, a Sereníssima chegou a estar na 118a. posição do Ranking Mundial da FIFA.

Sete anos sem conquistar um ponto em Eliminatórias de Copa e afirmação de "eterno perdedor"

Nas Eliminatórias da Copa de 2002, levou uma goleada de 10 a 0 da Bélgica. Mas, na mesma competição, conseguiu um heroico empate em 1 a 1 contra a Letônia, fora de casa. Esse resultado causou tanta alegria entre os jogadores de San Marino, que acabou sobrando para o técnico letão, Gary Johnson, que acabou sendo demitido pela Federação Letã de Futebol.

A primeira vitória

O dia 31 de julho de 2004 entrou para a história do futebol samarinês, pois a Seleção conquistou a sua primeira vitória na história. O triunfo foi em um amistoso contra a também fraca Seleção do Liechtenstein por 1 a 0. O gol foi marcado por Andy Selva, rapidamente alçado ao posto de herói nacional.

Vexames entre 2006 e 2009

Após essa pequena evolução, San Marino voltou a sofrer com as limitações de seus jogadores. Eram tantas que no dia 6 de setembro de 2006, pelas Eliminatórias para o Euro 2008, a equipe sofreu a sua maior derrota: 13 a 0 a favor da Alemanha.


Principais jogadores

Como San Marino é uma nação praticamente sem tradição no futebol, pouquíssimos jogadores alcançam relativo sucesso em âmbito mundial, e a grande maioria dos atletas é semi-profissional.

As exceções são Massimo Bonini, ex-jogador da Juventus nos anos 80, Andy Selva, maior artilheiro da equipe, com oito gols, e o goleiro Aldo Simoncini.
Kit left arm.pngKit body peter1011H.pngKit right arm.png
Kit shorts Palmeiras 0910Third.png
Kit socks color 3 stripes white.png
Uniforme
titular
Kit left arm san10h.pngKit body san10h.pngKit right arm san10h.png
Kit shorts Palmeiras 0910third.png
Kit socks color 3 stripes blue.png
Uniforme
alternativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário