segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Erros de arbitragem alteraram rumos do Brasileirão 2011


Em campeonato disputado até a última rodada, árbitros tiveram papel decisivo. Relembre lances polêmicos

O Campeonato Brasileiro chegou ao fim, com o merecido duelo entre Corinthians e Vasco pelo título. Entretanto, como em todos os campeonatos, erros da arbitragem são comuns, e, muitas vezes decisivos, e podem alterar a história da competição.

Em um campeonato de pontos corridos tão disputado como o de 2011, com a maioria dos jogos da última rodada valendo o título, vagas na Libertadores ou a fuga da zona de rebaixamento, uma vitória ou um empate que escapam podem fazer toda a diferença.

Embora não seja possível garantir que os resultados seriam mantidos se os lances polêmicos tivessem sido assinalados corretamente, é fato que eles alteraram diretamente o rumo do campeonato, moldando a classificação final do campeonato.

Alguns dos erros de arbitragem que acabaram definindo resultados, e que poderiam ter mudado a história do Brasileirão. Foram levados em conta pênaltis mal marcados ou ignorados, gols impedidos validados e gols legais anulados, principalmente nas rodadas finais do campeonato.

Relembre os erros decisivos do Brasileirão 2011:


Foto: AE
Jean Pierre Gonçalves Lima chegou a ser agredido após América-MG x Corinthians
 América-MG 2 x 1 Corinthians (33ª rodada)
Embora tenha jogado muito mal diante do, até então, lanterna do Brasileirão, o Corinthians saiu do Estádio Parque do Sabiá reclamando muito da arbitragem. O árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima entendeu que Alessandro se chocou com Kempes dentro da área, quando o contato aconteceu fora. O pênalti resultou em um gol decisivo para a vitória mineira. O empate teria garantido o título com uma rodada de antecedência ao Corinthians.

Palmeiras 1 x 1 Vasco (35ª rodada)
Disputando a liderança com o Corinthians, o Vasco enfrentou o arquirrival do alvinegro no Pacaembu. Em meio a dúvidas sobre uma possível “entrega”, o Palmeiras fez sua parte e arrancou dois pontos do Vasco. Entretanto, um lance foi alvo de discussão: Felipe dominou a bola na área mas levou um tranco nas costas de João Vitor. Leandro Vuaden não deu pênalti. Uma vitória levaria Vasco e Corinthians iguais para a última rodada do Brasileirão.

Cruzeiro 1 x 1 Atlético-PR (36ª rodada)
No duelo dos desesperados, Cruzeiro e Atlético-PR se encontraram na Arena do Jacaré. O empate permitiu ao Cruzeiro se manter fora da zona de rebaixamento. Entretanto, um gol mal anulado pelo árbitro Leandro Vuaden foi decisivo na partida. Paulo Baier chegou a colocar a bola para dentro das redes cruzeirenses, mas seu gol não foi validado. O resultado permitiu ao Cruzeiro chegar à última rodada dependendo de si mesmo e se salvar do descenso.

Ceará 2 x 2 Cruzeiro (37ª rodada)
O Cruzeiro havia contado com o erro da arbitragem para segurar o empate na rodada anterior, mas não teve este auxílio na rodada seguinte. Precisando da vitória para se garantir na Série A, o Cruzeiro vencia por 2 a 1. Aos 37 do segundo tempo, a bola sobrou para Daniel Marques, impedido, que empurrou para as redes de Fabio. O lance foi validado por Wilson Luiz Seneme, e o clube mineiro só se salvou na última rodada.

Palmeiras 1 x 0 São Paulo (37ª rodada)
Já tranquilo na luta contra o rebaixamento, o Palmeiras recebeu o São Paulo no Pacaembu e conseguiu a vitória por 1 a 0, com gol de falta de Marcos Assunção. O gol, porém, foi irregular. O zagueiro Henrique, impedido na área, participou ativamente da jogada, tentando desviar a bola, apesar de não chegar a tocar nela. Um empate colocaria o São Paulo em uma posição melhor na briga pela vaga na Libertadores.

Foto: AE
Marcos Assunção marcou gol irregular na vitória sobre o São Paulo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário