terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Mano critica trabalho de base feito no Brasil e revela 'inveja' do Barcelona


Aqui no Brasil, infelizmente, não aceitam um trabalho sem resultado imediato e isso prejudica demais o processo. 

Mano Menezes participou de debate sobre o trabalho de formação de jogadores
Mano Menezes participou de debate sobre o trabalho de formação de jogadores

Sem tempo para descansar após a festa do Campeonato Brasileiro, na última segunda-feira, Mano Menezes desembarcou no Rio de Janeiro nesta terça e participou do Footecon, congresso de futebol realizado em um hotel de luxo na zona sul da cidade. Convidado para debater os modelos de formação de atletas no Barcelona e no Brasil, o técnico da seleção brasileira criticou o trabalho de base nacional e revelou uma inveja da gestão desenvolvida no clube catalão.

Segundo o comandante brasileiro, a pressão por resultados já nas categorias de base inverte as prioridades do processo de formação e impede o surgimento de outros novos valores.

"Tenho que admitir uma certa inveja do Barcelona. Eles conseguem dar continuidade em um trabalho de base sem que o mesmo seja influenciado por pressões de resultados. Aqui no Brasil, infelizmente, não aceitam um trabalho sem resultado imediato e isso prejudica demais o processo. Perdemos alguns valores por conta disso", criticou Mano, acrescentando.

"Atualmente, estão mais preocupados em ganhar títulos na base. Com isso, esquecem de formar jogadores, valores, e formam apenas equipes. Vimos aqui na palestra a diferença de mentalidade do Barcelona. A verdade é que ainda estamos muito distantes desta realidade. Temos que mudar a postura, o jeito de se trabalhar", enfatizou o técnico da seleção brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário